Comitê Consultivo

Composto por 13 associações, o Comitê Consultivo é um espaço de diálogo entre a Spcine e representantes dos diversos segmentos do audiovisual. O objetivo é ouvir contribuições e críticas ao trabalho realizado pela empresa para o desenvolvimento do setor.

Periodicamente, o colegiado e a diretoria da Spcine se reúnem para discutir atuação e propostas. O mecanismo busca garantir a efetividade dos projetos desenvolvidos pela Spcine.

Participam do Comitê Consultivo as seguintes associações:

ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação

Arnaldo Galvão

Arnaldo Galvao

Arnaldo Galvão começou a trabalhar com animação em 1980. Depois de centenas de filmes publicitários entrou na equipe de animação dos longas-metragens da Maurício de Sousa. Criou, roteirizou e animou para os programas: Ratimbum, GlubGlub e Castelo Ratimbum. Em 1997 criou a UM Filmes onde dirigiu e produziu 15 curtas-metragens, entre eles o filme “Almas em Chamas” que ganhou 18 prêmios e foi exibido em Annecy, Ottawa e Roterdã. Promoveu mostras de animação brasileira em Annecy e Ottawa onde também foi júri. Em 2014 finalizou a serie de animação “Haina” e o documentário “O Cinema Animado” sobre a historia de animação no Brasil. Foi um dos fundadores da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação e faz parte do Conselho na atual gestão.

ABD-SP – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas

Francis Vogner

Francis

Francis Vogner dos Reis é mestre em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, roteirista e crítico de cinema, tendo trabalhado em roteiros de Sergio Bianchi, Tiago Mata Machado, Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Pedro Diógenes e Francisco Guarnieri. Foi colaborador de uma série de revistas nacionais e estrangeiras, com destaque para revista Interlúdio, Foco – Revista de Cinema, Filme Cultura e revista Cinética. Curador das Mostra Jacques Rivette – Já não Somos Inocentes (2013), Easy Riders – O Cinema da Nova Hollywood (2015) e Jerry Lewis – O Rei da Comédia (2015). Faz parte da equipe de curadoria/programação das mostras da Universo Produção: Mostra de Cinema de Tiradentes, CineOP e CineBH.

ABELE – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos

Paulo Eduardo Ribeiro

Paulo Eduardo Ribeiro

Paulo Eduardo Ribeiro, administrador de empresas, sócio e diretor geral da Locall, empresa com  30 anos de atuação como locadora de estúdios e equipamentos audiovisuais. Representa no conselho da Spcine o setor de infraestrutura através da Abele, atuando também como coprodutor em diversos longas metragens produzidos nos últimos anos.

ABPITV – Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão

Mauro Garcia

Mauro 005

Trinta e seis anos de experiência na área de comunicação, destacadamente em televisão. Atividade profissional atual como Diretor Executivo da ABPITV – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, desde 01 de setembro 2012. Atuou como Diretor de Programação e Projetos Especiais da TV Cultura de São Paulo entre 2001 e 2011. Criador e Diretor de Conteúdo da TV Rátimbum, primeiro canal infantil brasileiro da tv por assinatura. Diretor-Presidente de 1998 a 2001 da TVE Brasil. Foi também Presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais em 1999 a 2000.

ABRAGAMES – Associação Brasileira de Games

Eliana Russi

Eliana

Desenvolvedora de negócios no setor de mídia interativa, especializada nas indústrias de TV e Videogames. Atualmente comanda o programa Brazilian Game Developers (BGD), promovendo empresas locais internacionalmente, fomentando novas oportunidades de negócios para o setor. Além disso, é Produtra Executva do BIG, Brazil’s International Game Festival, o maior evento de jogos independentes da América Latina. Como a Gerente Executiva da Brazilian TV Producers (BTVP) de 2007 a 2011, coordenou a presença da indústria nas maiores feiras e festivais e teve papel fundamental no desenvolvimento do primeiro conteúdo independente brasileiro de televisão a ser distribuido globalmente. No consulado geral do Canadá, em São Paulo, promoveu o setor audiovisual canadense no Brasil, auxiliando das primeiras co-produções no cinema e na TV de 2001 a 2007.

APACI – Associação Paulista de Cineastas

Rubens Rewald

Diretor Rubens Rewald (alta)
Rubens Rewald é Cineasta, Dramaturgo e Professor Universitário. Dirigiu e roterizou os longa-metragens CORPO  e SUPER NADA, em parceria com Rossana Foglia, e os documentários RAINHA HORTÊNCIA & MAGIC PAULA e ESPERANDO TELÊ, esse em parceria com Tales Ab’Sáber. Escreveu o roteiro do filme HOJE, dirigido por Tata Amaral. Como Dramaturgo, já escreveu e encenou diversas peças, entre elas as premiadas REI DE COPAS e UMBIGO. Publicou o livro CAOS DRAMATURGIA. É Professor do Curso Superior do Audiovisual da ECA/USP.

APRO – Associação Brasileira das empresas de propaganda e da Produção de Obras Audiovisuais

Paulo Roberto Schmidt

Paulo

Produtor, Paulo Roberto Schmidt trabalha com audiovisual desde os anos 1970. É sócio da Academia de Filmes, produtora com 20 anos de experiência no mercado e mais de 7 de mil filmes de publicidade realizados. Em 2015, as ações produzidas pela Academia de Filmes acumularam sete leões em Cannes. No cinema, o primeiro longa que produziu foi “História do Rio Negro” (2007), de Luciano Cury; também foi o produtor de “Infância Clandestina” (2011), “Amanhã Nunca Mais” (2011), “Cabeça a Prêmio” (2009) e “Titãs – A Vida até Parece uma Festa” (2008). Para televisão, fez as séries “Milagres de Jesus” (Record;2014) “A Pedra do Reino” (Globo; 2007) e “Amor em 4 atos” (Globo; 2011). A frente da APRO foi responsável pela criação do Fórum de Produção Publicitária, Projeto Filmbrazil e mais recentemente teve forte atuação na parceria com o SEBRAE NACIONAL, Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco.

AR – Associação de Roteiristas

Mauro Baptista Vedia

Jantar

Mauro Baptista Vedia é uruguaio, nascido em Montevidéu, naturalizado brasileiro, jornalista. cineasta, diretor de teatro, roteirista e ensaísta. Doutor em Artes pela ECA/USP (1999), com pós-Doutorado em Paris III, Sorbona. Seu primeiro longa-metragem de ficção é Jardim Europa, que estreou em 2014. Atualmente Vedia prepara seu segundo longa-metragem, Uma Banda,

ALT[AV] – Rede de Coletivos de Artistas Audiovisuais

Demetrio Portugal

Demetrio-Portugal

Desde de 2002 atua em São Paulo conectado com o mundo no campo de novas mídias e formação de circuitos culturais para transformação social e urbana. Com larga experiência em gestão e planejamento de negócios, desenvolve projetos como articulação de redes nacionais e internacionais, estruturação de festivais, conceituação de centros culturais e curadoria de arte. Paralelamente atua em projetos educacionais, de tecnologia e intervenção urbana e foi diretor executivo e de conteúdo de um dos primeiros sites multimídia sobre cultura do Brasil

RDI – Rede de Distribuidores Independentes

Silvia Cruz

Silviacruz

Silvia Cruz é a fundadora da Vitrine Filmes, empresa dedica à distribuição de filmes sobretudo brasileiros. Fundada em 2010 a empresa possui mais de 40 títulos de longa metragem em seu catálogo. Entre eles estão os títulos, Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, que ultrapassou os duzentos mil espectadores e O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, nomeado pelo New York Times como um dos dez melhores filmes de 2012. Ambos os títulos foram escolhidos para representar o Brasil no Oscar. Antes de fundar a Vitrine Filmes em 2010, Silvia trabalhou com distribuição na Pandora Filmes e na Europa Filmes e também foi programadora do Cineclube Belas Artes e responsável pelo programa Vá ao Cinema.

Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual

Alessandra Meleiro

DSC_0366

Pós-doutorado junto à University of London (Media and Film Studies) e Pesquisadora Associada do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Doutora pela ECA/USP e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes/ UNICAMP. Autora do livro “O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social” e organizadora das coleções “Cinema no mundo: indústria, política e mercado”, com cinco volumes e “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”, que conta com seis volumes. Professora Adjunta do Bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Presidente do Instituto Iniciativa Cultural e Vice-presidente do FORCINE. Membro do Conselho do Trade and Development Board da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), na área de Economia Criativa.

SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo

João Daniel Tikhomiroff

MIXER - 27/02/2013 - João Daniel Tikhomeroff, chairman da Mixer. Foto: Leonardo Rodrigues

O cineasta João Daniel Tikhomiroff é fundador e sócio-diretor da Mixer. Segundo diretor mais premiado do mundo na publicidade, ganhou 41 Leões no Festival de Cannes.Produziu e dirigiu dezenas de séries para diversos canais como: HBO, Discovery, TV Globo, TV Cultura, Nickelodeon, Band, GNT, Multishow, MTV, Cartoon e History Channel. 5 nominações ao Emmy International Awards. Fez a direção geral de 3 especiais e 2 telefilmes, entre outros, para a TV Globo e 1 série dramatúrgica para SonyTV. No momento, faz a direção-artística pela Mixer, da nova série “A Garota da Moto” para o SBT e a Fox. Dirigiu o longa “Besouro”, premiado com “Melhor Filme” em Taormina (Itália) e Los Angeles (Pan African Film Festival), “Filmmaker Award” em Toronto (ReelWorld Film Festival), nominado no Festival de Berlim, 3 estatuetas da Academia Brasileira de Cinema (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), entre outros.

Associação EraTransmídia

Fabio Hofnik

FB_IMG_1446554962243

Realizador audiovisual e produtor de eventos com atuação em entretenimento imersivo narrativo. Atuou em direção de audiovisual desde 1998, desde 2004 no exterior nas áreas de produção de TV e conteúdo multimídia para web. Em 2011 iniciou produção em conteúdo de entretenimento imersivo após pesquisa na Europa e EUA. Hoje é responsável pela Imersivos, companhia que desenvolve produtos narrativos e imersivos para marcas, produtos e ações de live marketing.