São Paulo Film Commission

Quer filmar em São Paulo? Acesse o Cadastro Único:  www.spcinesis.com.br

Informações sobre Procedimentos gerais (cancelamentos, adiamentos e prazos), leia aqui.

Clique aqui para fazer o download da íntegra do Decreto Nº 56.905.

Clique aqui para fazer download da íntegra da Tabela de Preço Público de Filmagem.

Para orientações de aplicação de marca, acesse a aba identidade visual.

Passo a Passo - Como Filmar em São Paulo (2)-1

Film commission é uma organização estatal ou paraestatal que atrai e oferece assistência para a realização de produções audiovisuais. A missão da São Paulo Film Commission é transformar a cidade em um cenário a céu aberto, facilitando as filmagens nacionais e estrangeiras em território paulista.

A proposta imediata é que as diversas paisagens de São Paulo sirvam de locações para produções de cinema, TV, games e demais plataformas. Além de movimentar a economia do audiovisual, a atividade é responsável pelo impacto positivo em outros setores, como o turismo e o comércio local.

Antes da criação da SP Film Commission, produtores audiovisuais chegavam a percorrer 10 guichês diferentes, dependendo do tamanho da produção, para conseguir rodar um filme, série ou anúncio de TV. Desde que o decreto da SP Film Commission passou a valer oficialmente, em 16 de março de 2016, o produtor precisa apenas preencher um formulário – disponível aqui – cujo tempo limite para resposta fica entre três (no caso de peças publicitárias) e oito dias úteis (para as demais obras audiovisuais).

No Cadastro Único, produtoras informam as necessidades da produção e dados da empresa solicitante. A partir daí, o departamento da Spcine assume a negociação com os órgãos envolvidos na liberação de ruas, parques e outros espaços para filmagem. Algumas locações terão liberações imediatas.

Para os produtores, a São Paulo Film Commission oferece apoio em diferentes esferas: política, técnica, legal, infraestrutura e logística.

Em breve, será possível acessar um banco de dados atualizado com as locações disponíveis, os profissionais do setor e os serviços oferecidos na cidade. A Film Commission também atua na elaboração de políticas especificas para tornar mais dinâmico o processo de autorização de filmagem.

Para o público de cinema, é a chance de ver São Paulo na tela: as histórias, os lugares, as pessoas.

 

Conheça algumas das propostas da São Paulo Film Commission para a cidade:

APLICATIVO

Um aplicativo geolocalizado, nas versões móvel e web, que vai oferecer ao produtor audiovisual a facilidade de conhecer os espaços e vias disponíveis para locação. Por meio do app, os usuários poderão solicitar e acompanhar os pedidos de autorização de filmagem. Também será possível acessar o banco de serviços e mão de obra especializada da cidade, bairro a bairro.