sp mundus divulga lista de filmes selecionados

em

A Spcine anuncia a lista de pré-selecionados para o sp mundus, programa de exportação de filmes paulistas. São 20 obras da produção recente do cinema nacional, incluindo diretores novos e experientes.

Os títulos serão enviados aos países com os quais a empresa mantém acordos de intercâmbio. No momento, estão em vigor parcerias com a RECAM, rede de cinemas do Mercosul composta por 30 espaços na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; Russian Filmmakers Union (RFU), organização pública de desenvolvimento do audiovisual com sete salas no país, incluindo a capital Moscou; e Cineteca Nacional, com 10 salas no México. Ao todo, o circuito internacional conta com 47 espaços de exibição.

Ao todo, serão investidos R$ 96 mil, valor que será distribuído entre as obras selecionadas de acordo com o número de exibições requeridas pelos programadores internacionais. Abaixo, você confere informações sobre os filmes selecionados. A tabela com as notas dos filmes está disponível aqui.

A Bruta Flor do Querer 

144287

Direção: Dida Andrade e Andradina Azevedo 

Diego, um recém formado em cinema, se vê obrigado a trabalhar como cameraman de casamentos. Enquanto luta para realizar seu primeiro filme, ele projeta todos seus sonhos em Diana, sua paixão platônica.

Amores Urbanos 

amores-urbanos-2-615x345

Direção:  Vera Egito 

“Amores Urbanos” é uma comédia dramática que conta a história de três amigos que vivem no mesmo prédio, em São Paulo. Júlia( Maria Laura Nogueira), Diego (Thiago Pethit) e Micaela (Renata Gaspar) são jovens anti-heróis, que superam desventuras amorosas e profissionais com humor e muita personalidade.

Apnéia 

apneia32

Direção: Maurício Eça

Meninas de classe média têm uma vida bastante normal: relacionamentos (estáveis ou não), aulas da faculdade, festas em clubes. Mas o que acontece se essa rotina aparentemente inocente é carregada de excessos? Ou seja: pouca faculdade, muita festa e muito sexo.

Através

cintia_atraves-1

Direção:  André Michiles, Diogo Martins e Fábio Bardella

Cuba passa por um processo de transição histórica. A recente abertura diplomática e a revogação da lei de imigração (carta “blanca”) em 2013 caracterizam um momento de reformas e incertezas. A cubana Cintia, protagonista de Através, também está em processo de transição e precisa definir o seu destino. Atrás de respostas para o seu futuro, ela empreende uma viagem em busca de suas origens.

Ausência

yyyyausencia

Direção: Chico Teixeira

O filme é um drama: um drama cotidiano, familiar, social, sexual, afetivo. Centrada na figura de Serginho, 14 anos, a trama se estrutura sobre diversos aspectos da vida desse “não-mais menino, ainda-não homem”. O espectador segue o dia-a-dia de Serginho: seu recém-adquirido papel de homem da casa cuidando de sua mãe alcoólatra e seu irmão mais novo de 5 anos; seu trabalho na feira e a tensão latente com seu chefe e tio Lazinho e o colega Formigão; sua amizade com Mudinho e Silvinha que quase se concretiza em um triângulo amoroso; e sua relação confusa, entre o sexo e o afeto, com o Professor Ney. O filme é um tecido de momentos da vida de um menino em transição.

A Viagem de Yoani

153460

Direção: Raphael Bottino e Peppe Siffredi

Havana 2013. Devido a reforma migratória, pela primeira vez desde a Revolução de 1959, os cubanos tem a possibilidade de viajar ao estrangeiro e voltar, sem necessidade de permissão do governo. A blogueira e ativista Yoani Sánchez é uma das primeiras a embarcar. Sua turnê teve início no Brasil, onde políticos, ativistas, estudantes e a imprensa esperavam por ela.

De Menor

de-menor-abre-blog

Direção:  Caru Alves de Souza

Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina como Defensora pública de crianças e adolescentes no Fórum de Santos e os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em xeque quando Caio comete um delito.

De Onde Eu Te Vejo

maxresdefault-1

Direção: Luiz Villaça

De Onde Eu Te Vejo conta a história de amor de um casal através de sua separação. Em meio a uma São Paulo em constante mudança e efervescência cultural, Ana Lúcia (Denise) e Fábio (Domingos) se separam após 20 anos de casamento e ele passa a viver no apartamento do outro lado da rua. Eles terão que aprender a viver a nova realidade – a separação, a crise no trabalho e a mudança de cidade da filha – e perceberão que no meio da confusão da vida moderna é possível reinventar uma nova forma de amar.

Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil 

marina-abramovic-espaco-alem-foto-marco-anelli

Direção: Marco Del Fiol 

A artista de performance Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil, pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder. O filme faz um registro etnográfico enquanto observa os processos de apropriação artística e humana de Marina. Ela entra em contato com os rituais do Vale do Amanhecer, o xamanismo na Chapada Diamantina, o candomblé na Bahia, as curas do médium João de Deus e os cristais de Minas Gerais.

Eu Nunca

eununca1

Direção: Kauê Telloli

O enterro do avô incomoda os primos Thiago e Guilherme. Para driblar o mal estar do evento os adolescentes fogem para um antigo sítio da família, levando com eles Priscila. Porém, a diversão é ameaçada quando a bebida alcoólica chega ao fim. Com tudo registrado em uma câmera, os garotos são forçados a buscar atividades para disfarçar o incômodo. E, então, começam um jogo de sedução com a garota, que acaba reavivando memórias do velho sítio.

Invasores 

invasores2

Direção: Marcelo Toledo

O sonho de Claudia é passar no vestibular de Música na USP. De origem boliviana, ela conheceu o piano através de um programa de musicalização para jovens carentes. No cursinho popular que frequenta, Claudia foi estimulada a seguir uma profissão pouco associada às classes sociais mais baixas e promover uma reviravolta na condição humilde em que vive. O problema é que Claudia não tem um piano para treinar para a difícil prova de aptidão. O jeito foi contar com a ajuda do seu namorado Nilson e invadir escolas de música e centros culturais, sempre à noite e aos finais de semana. Mas isso começa a trazer novos problemas para Cláudia.

Jardim Europa 

1426785

Direção: Mauro Baptista Vedia 

O filme narra a história de uma família rica, porém falida, que mora numa grande casa no bairro de Jardim Europa. A família é formada por Eleonora, a mãe, e os três filhos, Luis Felipe, candidato a escritor, Ana Luiza e Mariana, vive de rendas e se recusa a baixar o padrão. Luis Felipe frequenta um sebo em Pinheiros, onde faz amizade com o dono, o professor aposentado Juarez, e seu empregado, Pampolini, um malandro morador do bairro operário de Vila Ema, na Mooca. Eleonora vai no sebo e flerta com Juarez, que por sua vez, é perseguido no dia a dia por Janice, sua irmã carente. Um dia, o pai, Alberto, aristocrata e boêmio, que estava sumido no Mato Grosso, volta para São Paulo sem avisar e se instala na casa, provocando um feroz acerto de contas.

Mataram Meu Irmão 

19536094_20131121181417902

Direção: Cristiano Burlan

Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão, Rafael Burlan da Silva, ocorrida há 12 anos, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo, onde morava a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros, em 2001. Explorando as razões do envolvimento do irmão com drogas e roubo de carros, o diretor expõe partes de sua própria história familiar, ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais.

No Meio do Rio Entre As Árvores 

cena-de-no-meio-do-rio-entre-as-arvores-1427137068670_956x500

Direção: Jorge Bodanzky

Resultado de uma expedição ao Alto Solimões, na Amazônia, que ministrou oficinas de vídeo, fotografia e circo a diversas comunidades ribeirinhas, o filme capta imagens de um mundo amplo, de grande beleza, mas em que a exploração econômica predatória deixou marcas. Observa-se a atual discussão dentro das comunidades em torno dos rumos de um desenvolvimento sustentável, mas que também encontra objeções entre alguns moradores, que acreditam que suas diretrizes são impostas de fora. Ao mesmo tempo, são incorporados trechos das filmagens realizadas pelos próprios habitantes da região com a tecnologia recém-aprendida, oferecendo sua forma pessoal de retratar seus sonhos e desafios diante da especificidade de uma realidade complexa e em constante transformação.

Obra

obra_cena03_gregoriograziosi

Direção: Gregorio Graziosi

Na populosa cidade de São Paulo, um jovem arquiteto envolvido na construção de seu primeiro grande projeto testemunha a descoberta de um cemitério clandestino no terreno que pertence a seus ancestrais. Questionando seu passado e origens, ele entra em conflito com sua consciência, herança familiar e com a memória da cidade que retorna à superfície.

Por Trás do Céu

por_tras_ceu

Direção: Caio Soh

“Por Trás do Céu” se passa num lugar esquecido por Deus, assolado pela pobreza e pela falta das mínimas condições básicas. Nesse lugar, a vida brota diariamente a partir dos sonhos de Aparecida, mulher forte, simples e com grande fascinação pelo saber.

Seu esposo, Edivaldo, é um homem de poucas palavras e amargurado pela morte de seu filho, consequência do estupro sofrido por Aparecida quando ainda esperava o bebê. Micuim, amigo do casal, mostra-se sempre muito esperto, mas é na verdade um poço de ingenuidade e bondade.

Quando volta de suas viagens até a cidade, traz um pouco da civilização para os dois, o que alimenta ainda mais as esperanças de Aparecida de conhecer o mundo. Valquíria, prostituta de estrada, chega pra mexer com o coração de Micuim e trazer uma visão um tanto quanto crua da realidade lá fora.

Ralé

rale-2

Direção: Helena Ignez

Ralé é um filme dentro de um filme. Jovens diretores, adolescentes prodígios, estão filmando “A Exibicionista” em meio a uma fazenda numa região paradisíaca. Barão, personagem de Ney Matogrosso, vive nesta fazenda onde irá celebrar seu casamento com o dançarino Marcelo. O filme investiga poeticamente a alma brasileira, colocando a Amazônia como epicentro do mundo, refletindo a respeito de questões existenciais, legitimando o direito à liberdade e individualidade sexual.

Sinfonia da Necrópole

sinfonia

Direção: Juliana Rojas 

Na cidade de São Paulo, a rotina do aprendiz de coveiro Deodato muda quando uma nova funcionária chega ao cemitério. Juntos, eles devem fazer o recadastramento dos túmulos abandonados, mas estranhos eventos fazem o aprendiz questionar as implicações em se mexer com os mortos.

Trago Comigo

1

Direção: Tata Amaral

O filme conta a história de Telmo, que faz uma peça de teatro para lembrar-se do seu passado e do período em que esteve preso nos porões da ditadura brasileira.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s